Menu




Atividade 1 - Máquina de pipoca ou faca do chefe de cozinha?


Os jogos possibilitam inúmeras alternativas para que os alunos possam aprender de forma lúdica e interativa. Poder estudar química, matemática e geografia através de um jogo em plena sala de aula, aos poucos está se tornando realidade em várias escolas pelo mundo. O game Minecraft é utilizado para ensinar diversos conteúdos aos alunos.

Minecraft.Edu é como uma faca do chefe. Ela pode ser usada para apoiar lições de matemática, geografia, história, e outros tópicos.

Exemplo de boa integração - Atividade 2

Criatividade, inventividade e visualização atraente são opções valiosas que o professor pode utilizar para ilustrar, exemplificar ou até mesmo valorizar conteúdos explorados em sala de aula. Esta atividade desenvolvida no Wordle.net gera um visual da obra escrita. Ele mostra as palavras mais usadas com fonte maior e as palavras menos usadas com fonte menor. em seguida, ele mostra aos alunos como usar uma enciclopédia de sinônimos on-line para encontrar sinônimos para melhorar a escolha das palavras em sua escrita, e depois, ele mostra como usar uma ferramenta de descoberta no Word para localizar e substituir as palavras mais utilizadas. Por iste motivo, torna-se uma ferramenta valiosa no processo  ensino e aprendizagem.


Recomeço..................

De 2010 para cá muita coisa mudou em minha vida acadêmica e profissional........em termos de titulação, nada ou quase nada.....esperei, assim como meus colegas do mestrado realizado pela parceria Unitins/Seduc/UNED, pelo reconhecimento de título, uma espera que durou 06 longos anos..............colegas que continuaram os estudos são doutores..........concluintes de doutorado e assim vai. 
Sei que estamos juntos nesta etapa inicial e tal como na mensagem que ilustra fatos da era glacial (porcos espinhos), estamos lidando com nossas diferenças diante da necessidade de obter um título, sabemos da importância de olhar dos lados e ver o colega como extensão de nós mesmos nos desafios vindouros.........essa leitura sábia da realidade é fundamental para prosseguirmos juntos, afinal não foi por acaso que chegamos aqui.....há propósitos maiores por trás de cada gesto, passo, conquista....nada é por acaso!!!!
Sorte à todos nós............o suporte acadêmico neste começo de jornada me deixa otimista, sei que a equipe do mestrado é competente e irá conduzir da melhor maneira possível, todos os passos desta jornada, grata pela oportunidade de conhecer Prof. David, demais professores das disciplinas em curso e colegas acadêmicos da equipe de suporte, obrigado!!!!!
Por: Geny Batista Ferreira

Oficina blog

A importância do blog na educação
O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.

Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas.

O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao aluno manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os outros colegas e o professor.

O blog pode ser utilizado para:
- Reflexões em torno de áreas específicas;
- Apoio multidisciplinar;
- Apresentação de um projeto acadêmico;
- Interação e participação por parte de quem posta e o feedback de quem acompanha.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.

A Central de Cursos da UGF apoia a percepção de que a web possa ser incorporada como uma aprendizagem colaborativa para os alunos. Já que ao acessar o blog dos professores em nosso site, o aluno terá contato com conteúdos propostos pelos docentes e essa troca imediata contribuirá para a difusão do conhecimento.

Fonte: Unidade de Gestão e Formação. http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1999-a-importancia-do-blog-na-educacao Outas fontes de pesquisa - http://www.posugf.com.br/blog-dos-professores/todos

Por: Geny Batista Ferreira.



Curso Mautenção e Suporte em Informática - IFTO

Olá, sou a professora Geny Batista Ferreira. Inicio agora mais uma etapa agradável de minha jornada acadêmica, o ingresso neste curso, fato importante, pois considero o ato de aprender como algo fundamental em nossas vidas. Maravilhada diante da possibilidade de desvendar o lado das tecnologias que ainda desconheço: o técnico-operacional. Se bem que não sou totalmente leiga no assunto, claro.
Att,
Geny Batista Ferreira.

Ser professor é saber ensinar?

A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo.
Porém é importante ter em mente que ser professor vai além do simples ato de ensinar fórmulas e conteúdos, o verdadeiro professor é aquele que ajuda ao aluno a encontrar as respostas, sem em nenhum momento mostrar onde essa resposta está. Deve ser criativo e capaz de ver no limão azedo a possibilidade de fazer uma boa limonada.





Autor: Helio Valerio da Silva
Adaptações: Geny Batista Ferreira

Dicas de sites Pedagógicos




Colegas professores,

O planejamento escolar exige de nós a busca por materiais diversificados como forma de aprimorar e enriquecer as propostas de trabalho desenvolvidas diariamente em sala de aula.
Neste sentido, segue algumas dicas de sites educativos.

http://www.atividadeseducativas.com.br/ - o site contempla atividades diversificadas em todas as disciplinas do currículo escolar. Vale a pena conferir!

http://www.universitario.com.br/celo/index2.html - Com atividades para o ensino fundamental e médio, os professores de biologia podem encontrar no site, dicas valiosas.
http://www.escolovar.org/ - Dinâmico e interativo, o site traz jogos, desafios, cálculos, fábulas, contos, exercícios diversos e dicas valiosas para professores.

http://www.ludoteca.if.usp.br/ripe/index.php - Voltado para a área das exatas, aqui o professor encontra inúmeras sugestões para trabalhar com os alunos da educação básica. As atividades são formuladas em uma linguagem rica e variada.
http://www.mingaudigital.com.br/ - Com dicas voltadas para o trabalho com adolescentes, neste espaço professores e alunos têm acesso a materiais que contemplam os temas transversais.

http://www.ibge.gov.br/7a12/default.php - O professor de geografia encontra neste espaço uma gama diversificada de assuntos relacionados aos conhecimentos geográficos, fundamentais para serem explorados com os alunos.

http://www.plenarinho.gov.br/ - Trabalha os conceitos de cidadania de maneira alegre e divertida.

http://www.portacurtas.com.br/index.asp - Site que traz uma gama diversificada de assuntos interessantes, acesse e confira!

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/ - Notícias quentinhas do vestibular, ensino básico, médio ou superior no Brasil. Traz ainda, novidades e estudos da educação.

Abraços e bons estudos!






Formação Continuada em Linux Educacional


De 08 a 12 de Novembro,  no Instituto Bresbiteriano Vale do Tocantins em Paraiso do Tocantins aconteceu mais uma Formação Continuada em Inclusão Digital, desta vez na Plataforma Linux. A formação contemplou os profissionais da escola: Coordenadores, Administrativos e professores, em dois turnos para que todos pudessem participar no contraturno de suas funções. Contamos com a participação de 10 funcionários no turnoVespertino e 22 no turno Noturno.
Vale ressaltar que nas avaliações, a maioria dos professores foram unânimes em dizer que a formação foi de grande valia, devido sua praticidade, menos teoria e mais prática.

Premiação Nacional Visual Class


Participação Etapa Nacional Visual Class

Nos dias 21 e 22/10, as professoras Alba Lúcia Moreno, Geny Batista Ferreira, da Coordenadoria de Tecnologia na Educação - CTE e a professora Luciana, do Colégio Tiradentes, participaram da etapa nacional do concurso multímidia Visual Class, que aconteceu em Presidente Prudente/SP. O projeto apresentado com o tema Água: Preservar para não acabar, ficou  com a 4º colocação na etapa nacional.
Dos dez projetos apresentados, o Tocantins concorreu com dois, sendo que o 1º lugar ficou com o professor Osmar Nina.
O evento foi de extrema relevância para o aprendizado na área de tecnologias e esperamos novas oportunidade de participação!.

Premiação Visual Class


No dia 28 de setembro de 2010, aconteceu na sala de reunião da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/TO a seleção dos projetos desenvolvidos com o uso do Software de Autoria Visual Class, pelos Professores de quatro escolas estaduais e por técnicas da Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE/SEDUC. Na oportunidade foram apresentados 06 projetos, resultantes da formação recebida pelos professores, 02 foram selecionados, no entanto somente um foi inscrito para o Concurso Nacional. Em primeiro lugar, ficou o projeto elaborado pelas professoras Alba Lúcia e Geny Batista, com o tema Água – preservar para não acabar, que representará o estado no II Concurso Nacional Professor Multimídia, dia 21 de Outubro em Presidente Prudente/SP.

Acessos ao canal virtual supera expectativas



O Canal Virtual de Comunicação é um espaço que reúne noticias e informações sobre as ações educativas desenvolvidas em todo o estado sobre o uso das Tecnologias na Educação.
Criado pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia na Educação - CTE, o canal virtual tem como objetivo promover uma comunicação de qualidade com os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE do estado. Neste sentido, o espaço contempla acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos realizados em EaD, dinamiza tempo e diminui gastos com ligações telefônicas.
Vale ressaltar que o canal virtual reúne espaços interativos e de postagem de materiais de apoio, e ainda, conteúdos sobre o andamento de cada uma das atividades em andamento na CTE junto aos NTE, o que facilita a compreensão dos parceiros em relação às atividades desenvolvidas no setor.
Os resultados na utilização deste espaço são os melhores, nesta sexta-feira (27/08/2010) ultrapassou a média de mil acessos somente no fórum aberto para auxiliar o trabalho dos tutores no curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.

Parabéns pessoal, continuem participando!

Formação do Visual Class


Nos período de 17 a 20/08/2010, aconteceu a formação do Visual Class, realizada no laboratório de Informática do Colégio Militar de Palmas/TO. O curso teve como público alvo servidores da Educação do Estado do Tocantins.

A primeira formação para uso do sofware contou com a participação de professores, coordenadores de laboratórios de informática das escolas estaduais de Palmas e Técnicos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação – CTE e Multiplicadores do NTE da DRE de Palmas.

O Visual Class é um Software de Autoria para criação de Projetos Multimídia, como Aulas, Palestras, TBC (Treinamento Baseado em Computador), Livros Eletrônicos, Quiosques Multimídia, Catálogos, CDs Institucionais, Cursos de Ensino a Distância e Sites na Internet.

Com a realização da capacitação, espera-se que os professores possam utilizar pedagogicamente o software, que foi adquirido pela secretaria estadual de educação e deverá ser um recurso a mais no planejamento dos professores.


Para saber mais sobre o sofware acesse:
http://www.classinformatica.com.br/

Prêmio Educadores Inovadores



Nós, professoras da coordenadoria de Tecnologia na Educação - CTE, acreditamos que a colaboração, a parceria e o incentivo para que os demais professores possam criar seus espaços virtuais de trabalho por meio do blog é um passo importante rumo ao reconhecimento de experiências positivas em todo o estado no uso das tecnologias como recurso pedagógico na prática de sala de aula.
Neste sentido, o setor desenvolve ações de valorização ao trabalho docente por meio da oferta de cursos como Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h, que tem como público alvo professores, técnicos das DRE e SEDUC. O curso contempla  a criação de um blog, espaço onde cada cursista poderá postar suas atividades, interagir com os colegas e divulgar os trabalhos desenvolvidos. O objetivo da equipe de formação é que os professores cursistas sintam-se motivados, tornando-se autores e co-autores das produções realizadas e utilizem o blog para divulgação de iniciativas bem sucedidas.

Planilhas de Acompanhamento - Unidades I e II

Caros cursitas,

Vejam as planilhas de resultados da participação de todos na Unidade I e II. Verifiquem se estão em dias com as atividades. Estou à disposição de todos!

http://docs.google.com/Doc?docid=0AYned50-Ef5iZGdtNTUzcXhfM2N6Mm5qZmgy&hl=en