Menu

Tecnologia na Educação: Desafios e Perspectivas

Geny Batista Ferreira, Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia - IBEPEX
Pós-graduada em Tecnologias na Educação - PUC-RIO.
Mestranda em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento – UNED.
Ao pensar a educação como espaço de sociabilização do conhecimento e a escola como um espaço de formalização deste conhecimento, faz-se necessário, também, discutir a presença ou a ausência, além das formas de utilização, da tecnologia no mundo escolar. A sociedade atual se caracteriza por tornar possíveis e disponíveis enormes quantidades de informações – apesar de não ter encontrado ainda formas eficazes e eficientes de ajudar as pessoas a transformar informações em conhecimentos e de traduzir conhecimentos em competências que lhes permitam realizar os seus projetos de vida e, assim, encontrarem suas realizações pessoais. Diante da perspectiva de usar a tecnologias para estabelecer uma relação didática com os alunos baseada na interatividade, o professor pode deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências, valorizando e possibilitando o diálogo e a colaboração.
MORAN, José Manuel, Como utilizar a Internet na educação http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651997000200006&script=sci_arttext&tlng=